Muito calor e risco “máximo” de incêndio, alertas e cuidados a ter

15 Julho 2016
Moimenta da Beira é hoje, sexta-feira, 15 de julho, um dos 23 concelhos do país em risco “máximo” de incêndio devido ao tempo quente e seco que se faz sentir, alerta a Autoridade Nacional de Proteção Civil, situação que se deve prolongar pelo menos até à próxima segunda-feira, período em que, segundo a Ibermeteo, se prevê ainda mais calor, com os valores máximos da temperatura a rondar, e mesmo a ultrapassar ligeiramente os 35°C, em especial nas zonas de vale mais abrigadas.

Estamos na época mais crítica e propícia à deflagração de incêndios florestais, conhecida pela fase “Charlie”, que começou no dia 1 de julho e termina a 30 de Setembro, época que exige maiores cuidados por parte das populações, e durante a qual é proibido fumar, fazer fogueiras, queimas ou queimadas nas zonas agrícolas e florestais. Os foguetes e balões com mecha acesa estão também proibidos, bem como os tratores e máquinas agrícolas que não possuam extintor e sistema de retenção de fagulhas e faíscas.

É sempre bom lembrar que a maioria dos incêndios tem origem humana. Por isso, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira aconselha os munícipes a redobrarem os cuidados nos espaços florestais e de maior risco.