Dia Internacional dos Direitos das Crianças celebrado ao longo desta semana em Moimenta da Beira

21 Novembro 2022

No âmbito do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que se comemorou ontem em todo o mundo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Moimenta da Beira desenvolve ao longo desta semana algumas atividades com a colaboração do Município de Moimenta da Beira e o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.

Para marcar a efeméride, os alunos do Agrupamento de Escolas elaboraram alguns trabalhos que estão patentes ao público desde hoje, 21 de novembro, no átrio da Câmara Municipal. As crianças e jovens do concelho irão receber da CPCJ algumas lembranças comemorativas, nomeadamente marcadores de livros e jogos sobre cidadania.

Relembramos aqui um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo:

Declaração dos Direitos da Criança - uma carta adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada no dia 20 de novembro de 1959, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que estabelece os direitos e liberdades atribuídos às crianças, com o objetivo de lhes proporcionar o bem-estar e uma infância feliz e segura.

Convenção sobre os Direitos das Crianças – Foi assinada por uma série de países, a 20 de novembro de 1989, quarenta anos depois da Declaração dos Direitos Humanos. A Convenção sobre os Direitos das Crianças constitui o mais completo e importante documento sobre os direitos de todos os seres humanos com menos de 18 anos. Este assenta em quatro pilares fundamentais: a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento, a opinião da criança.