UNISE: Auditório cheio para ouvir a autoridade da palavra de Armando Leandro

26 Outubro 2022

“Não há qualidade humana sem qualidade de infância. Sem qualidade de infância não há qualidade humana, seja ético, cultural, social ou económico”. A força e a autoridade do discurso e da palavra de Armando Leandro, Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, ontem na palestra sobre “Os direitos da criança e a comunidade local” que decorreu no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira.

Numa sala repleta, Armando Leandro defendeu perante o público que “é essencial que os direitos da criança sejam aceites e proclamados por todas as comunidades, porque estes direitos são inconfundíveis e irrenunciáveis”.

Ao longo da intervenção, o Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça abordou as particularidades da infância e ainda a importância da família, justificando que “é até aos três anos que a personalidade de uma criança se forma…bem ou mal, então temos mesmo que insistir nos primeiros três anos de vida”.

Já o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, afirmou que “as crianças são efetivamente a nossa esperança, e por isso temos que apostar nelas”, mas por outro lado o autarca mostrou a sua preocupação com a proteção desta comunidade mais jovem ao falar dos 98 processos na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, que o concelho de Moimenta da Beira teve em 2021. “Quando falamos em crianças falamos na sociedade. E, obviamente, na base desta toda pirâmide que é a família, e em todo o sistema de proteção que todos nós sabemos, muitas vezes as nossas crianças necessitam de ser protegidas porque temos alguns distúrbios na sociedade, nas famílias. Mas ainda bem que temos uma sociedade que tem aqui outros intervenientes para salvaguardar qualquer distúrbio que possa haver no seio da família e no seio da criança”.

A palestra sobre “Os direitos da criança e a comunidade local” foi organizada pela Universidade Sénior de Moimenta da Beira (UNISE) com o apoio da Câmara Municipal.

dsc_0855
dsc_0857