Câmara de Moimenta da Beira emite comunicado a apelar ao uso racional da água

10 Agosto 2022
Gabinete de Comunicação CMMB

O longo período de ausência de chuva conduziu o nosso país, mas em particular na nossa região, a uma situação de seca severa, que tem vindo progressivamente a piorar com as elevadas temperaturas registadas. Assim, a Câmara de Moimenta da Beira, em comunicado, vem reiterar o apelo para que todos estabeleçam uma utilização consciente e racional da água, sem desperdícios e restringindo o seu consumo ao estritamente necessário.

No comunicado, a Autarquia solicita aos munícipes que adotem as seguintes medidas:

• A utilização da água da rede pública deverá ser apenas utilizada para o normal consumo doméstico, como sendo a elaboração de refeições, bebidas e higiene pessoal;
  • Os munícipes devem-se abster de usarem a água de rede pública para rega de jardins, hortas, enchimento de piscinas e tanques ou qualquer uso similar;
  • Os munícipes devem deixar de usar água da rede pública para efetuar lavagens de viaturas, telhados, pátios, ruas, paredes e afins.

De acordo como previsto no Aviso nº7241/2007 de 19 de abril de 2007 (regulamento de distribuição de água), quem fizer o uso indevido de água será punido com uma coima.

Sendo a água um recurso essencial à vida, é urgente poupar e reutilizar muito mais. Seja consciente, use a água de forma eficiente.