Diamantino Gertrudes da Silva, capitão de Abril, lembrado em Alvite na passagem dos 48 anos da libertação dos presos políticos da Prisão de Peniche

27 Abril 2022

Sob a ameaça de fogo de artilharia e sob as ordens de Diamantino Gertrudes da Silva, Capitão de Abril, que saíra de Viseu na madrugada da Revolução, renderam-se os PIDES que guardavam a Prisão de Peniche e os presos políticos então lá encarcerados pela ditadura do Estado Novo. Foi no dia 27 de abril de 1974, completam-se hoje 48 anos.

Relembrando a data e honrando Diamantino Gertrudes da Silva, a União de Resistentes AntiFascistas Portugueses (URAP) colocou esta quarta-feira uma coroa de flores junto ao seu busto, no parque que leva o seu nome situado na vila de Alvite, Moimenta da Beira, onde nasceu, como uma forma de recordar a sua vida de exemplar militar de Abril e a sua bravura quando a nação lhe exigiu uma postura estratégica. “Ele foi um dos heróis de Abril, um dos libertadores”, lembrou António Vilarigues, dirigente da URAP. “O coronel Diamantino Gertrudes da Silva é uma das principais figuras da nossa história contemporânea ligada à Revolução dos Cravos. Devemos-lhe muito, estamos-lhe muito gratos”, sublinhou Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal, que fez questão de estar presente na cerimónia de homenagem.

Diamantino Gertrudes da Silva faleceu a 10 de outubro de 2018, com 75 anos.