Passar para o Conteúdo Principal

Parque Paiva Natura

Paivanatura percursopedestre 1 970 2500

O Parque Paiva Natura, promovido pelo Município de Moimenta da Beira, surge na sequência da implementação de um plano integrado, procedente do domínio “Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – Patrimonio Natural ”, enquadrável no programa Norte 2020 | FEDER.

A pretensão de promover a qualidade de vida nas zonas rurais e a diversificação das suas atividades económicas incorpora valências de projetos anteriores, implementados há vários anos no terreno e que, deste modo, serão dinamizados.

A biodiversidade do território é singular e manifesta-se nos múltiplos ecossistemas habitados faunística e floristicamente na zona ribeirinha do rio Paiva. De igual forma, assumem especial destaque os elementos patrimoniais visíveis na paisagem, quer de carácter monumental, quer assentes nas vivências do quotidiano das gentes deste território, designadamente os monumentos megalíticos, os castros, a diversificada arquitetura religiosa e civil, e todas as componentes socioculturais associadas.

O Parque Paiva Natura apresenta dois percursos, um pedestre e um motorizado assistidos sinalética ecológica e homologada, painéis explicativos, desdobrável e brochura, utilizando percursos tradicionais, caminhos e trilhos, potenciando a passagem por pontos e locais de interesse turístico-cultural, levando à sua descoberta e/ou redescoberta.

Este parque permite estimular o contacto privilegiado com a realidade cultural, patrimonial e natural do território, observando as suas realizações e manifestações, quer de índole religiosa quer de vivências do quotidiano, participando ativamente numa pedagogia cultural, social e ambiental.