Passar para o Conteúdo Principal

Informação Epidemiológica – 28 de outubro de 2020

122975229 3888480871166834 1284195749268996382 o 1 1024 800
28 Outubro 2020

O Município de Moimenta da Beira informa que assistimos hoje a uma evolução extremamente negativa da pandemia de Covid-19 no concelho, devido a um surto surgido no Lar de Alvite. É uma situação de grande preocupação, mas onde já estão a ser tomadas todas as medidas de contingência adequadas e previstas no respetivo plano.

Nas últimas horas, 26 utentes testaram positivo e 15 negativo. Entre os colaboradores, 2 testaram positivo e 26 negativo. Falta ainda conhecer o resultado de 1 utente, sendo que neste surto de casos de infeção pelo novo coronavírus, no Lar de Alvite, testaram positivo desde o seu início 29 utentes e 2 colaboradoras.

Importa também informar que todos os casos positivos já estão a ser vigiados clinicamente, não se registando para já nenhum caso grave, felizmente.

Todos estes utentes infetados continuam no Lar, com exceção de 1, que se encontra hospitalizado, mas por razões não Covid.
Também as colaboradoras infetadas se encontram em confinamento e sob vigilância, estando a ser tomadas todas as medidas necessárias à contenção junto da comunidade.

Face à gravidade da situação, a Direção do Lar de Alvite, cujos elementos nenhum testou positivo, conjuntamente com as Autoridades de Saúde, do ACES Douro Sul, avançaram já com todas as medidas de contingência, nomeadamente com a reorganização de toda a logística de funcionamento para evitar mais contactos, cujo plano inclui o estabelecimento de alas distintas no edifício, para os casos positivos, negativos e outros, e circuitos de funcionamento também distintos.

A autarquia reforça assim que no presente momento a situação, apesar de muito grave, se encontra controlada e todas as pessoas que testaram positivo encontram-se bem, e apela para que seja mantida a serenidade.

Reforça ainda o apelo para que a população continue a assumir os comportamentos recomendados pela Direção-Geral de Saúde, como seja o uso de máscara, o distanciamento físico e a lavagem e desinfeção recorrente das mãos, entre outras práticas simples mas fundamentais para diminuir o risco de propagação do novo coronavírus.

Tendo em conta esta situação tão difícil, o Município de Moimenta da Beira manifesta enorme solidariedade a quem sofre e todos os seus familiares, amigos e toda a comunidade, e assegura que tudo está a ser feito para que tudo regresse à normalidade desejável.

Nunca facilite, proteja-se e si e aos outros. Proteja a sua comunidade! Precisamos muito de contar consigo e cada vez mais do esforço de todos.

Muito obrigado.