Passar para o Conteúdo Principal
Voltar à página inicial

XIV edição das Jornadas de Cidadania em Moimenta da Beira

13 Junho 2025

Foram dois dias de reflexão, de partilha de conhecimentos e debates sobre diferentes temas da atualidade. A XIV edição das Jornadas de Cidadania realizou-se esta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de junho, no Auditório das Caves Terras do Demo, em Moimenta da Beira.

“As nossas jornadas são únicas! Ao longo de vários anos têm aqui um espaço privilegiado de reflexão, de perspetivas e de compromisso com os valores mais altos que sustentam a nossa sociedade”, sublinhou na sessão de abertura o Presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo. Sessão de abertura que contou também com a presença de Fátima Gonçalves, Coordenadora da Equipa Técnica Regional do Centro da Comissão Nacional dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, tendo esta afirmado que “uma sociedade que não cuida das suas crianças põe em causa o seu futuro e põe em causa, a vários níveis, o desenvolvimento da sociedade e da comunidade”.

No primeiro dia, os dois principais temas em destaque foram os “Desafios e perspectivas: da infância à adolescência” e “o direito de as pessoas com autismo viverem uma vida independente e completa até ao limite das suas potencialidades”. O programa contou, ainda, com a participação especial das crianças da Santa Casa de Misericórdia e da Associação Moimentense de Apoio à Infância (AMAI); dos alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira; dos ‘Bué Animados’, grupo de jovens e crianças com PEA da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu; e da Artuna, Tuna da Artenave Atelier.

No segundo dia, as jornadas iniciaram com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Infante D. Henrique de Moimenta da Beira. Logo a seguir foi abordado o terceiro e último painel das jornadas “Os jovens e o voluntariado: uma forma de apoiar os mais velhos”.

Na sessão de encerramento, Hugo Bondoso, Vereador com os pelouros da Cidadania, Educação e Migrações, lançou um desafio ao auditório: “Que o trabalho que todos aqui desenvolvemos durante estes dois dias, possa ser realmente uma semente para que em próximas jornadas de cidadania consigamos regressar e identificar algo que tenhamos melhorado em nós próprios, na nossa intervenção, nas nossas instituições ou até no município”.

Conteúdo atualizado em14 de junho de 2025às 09:04