Fátima Santos volta a publicar

02 Abril 2013

Estrou-se em 2010, com “No mais íntimo do nosso Ser“, e volta agora com “O silêncio que nunca se calou”. É a segunda obra de fôlego de Maria Fátima Santos. Vai ser lançada este domingo, 7 de Abril, às 16h00, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, e tem a chancela das “Edições 100 Título”, editora da esfera das “Edições Esgotadas”.

Fátima Santos nasceu em Moçambique mas reside e tem as raízes em Moimenta da Beira. É licenciada em Engenharia Agrícola, profissionalizada no Ensino, pós- licenciada em Educação Especial - Especialização no Domínio Cognitivo e Motor e Mestre em Ciências da Educação. Exerce a sua atividade profissional como professora em Lamego.

Em “O Silêncio que nunca se calou” a autora vai à “memória de boas recordações vividas em África, nos recônditos do rei leão, onde as vivências de uma infância mostraram a importância da união de uma família portuguesa. Além disso [a narrativa] é um retroceder no tempo, tempo que não teve tempo de ser esquecido, uma infância de brincadeiras com os amigos de várias raças, uma infância tocada pela guerra, uma infância onde a fé esteve sempre presente e ajudou a trilhar as veredas da vida. Vivências com alegrias e dificuldades de quem tem de partir, de quem tem de recomeçar uma nova vida. Um “novo amanhecer”, os gritos silenciosos de quem tem de deixar para trás as conquistas de um suor que fez eco no escuro das lágrimas resultantes da triste sinfonia dos tiros oriundos do vazio inócuo. Só um tesouro maior conseguiria dar força a quem já não tinha esperança”, escreve Miguel Amori no prefácio do livro.