Caminhada solidária é já este domingo

08 Novembro 2012

Dois percursos pedestres (um urbano, pelo interior da vila, e outro peri-urbano, mais longo, por trilhos térreos do concelho) a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, vão realizar-se no dia 18 de Novembro, um domingo que se espera solidário por uma causa nobilíssima. Haverá ainda um rastreio de saúde pela Unidade Móvel. O dia promete sol e bom tempo.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira em colaboração com o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro para quem reverterá, por inteiro, os três euros da inscrição. São também parceiros do evento o Agrupamento de Centro de Saúde do Douro Sul e a Rede Social de Moimenta da Beira.

A acção tem lugar duas semanas depois do peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Os dois percursos serão sempre acompanhados por técnicos do desporto da autarquia. A caminhada urbana não irá além dos dois/três quilómetros e partirá às 09h45 dos Paços do Concelho. Tal como a peri-urbana, que terá a meta instalada junto à praia fluvial da Barragem de Vilar, depois de percorridos cerca de oito quilómetros que deverão demorar perto de três horas. O regresso, esse será assegurado por autocarro.

O itinerário é o seguinte: Em Moimenta da Beira toma-se a Rua do Correio em direcção ao Bairro da Corujeira. Chegados ao centro de Arcozelo do Cabo virar à direita em direcção ao Hotel Verdeal e, no início da subida, entra-se em caminho de terra que dá acesso à EB1 de Admeios, ao lado do cemitério. Passa-se junto ao polidesportivo, em frente avista-se o cruzamento e entra-se novamente em caminho de terra. A 200 metros vira-se à esquerda, para baixo, e passa-se o rego de água e o pinhal. Já na Quinta do Freixieiro há uma subida de 2.800 metros e faz-se aqui uma pausa. Na Granja dos Oleiros, voltam a percorrer-se caminhos de terra em direcção ao Vilar. Então, a 1000 metros antes de chegar à estrada do Vilar, vira-se à direita até se chegar à estrada que vai do Vilar ao Penedo. Anda-se 50 metros e está-se no tal Penedo. Daqui é a descida final no sentido da praia fluvial para a zona da meta instalada junto do bar “Ar d´Rio”.

Se as condições climatéricas não o permitirem, as acções desportivas realizar-se-ão no Pavilhão Municipal.

As inscrições estão abertas até à hora das caminhadas, mas podem ser feitas antes na Câmara Municipal de Moimenta da Beira ou pelo email bancodevoluntariado@cm-moimenta.pt. Mais informações pelos telefones 254 520 070, 935 520 090 e 925 200 200.

• Percurso urbano
  • Caminhada 2