Solar dos Correia Alves classificado

29 Outubro 2012

O Solar dos Correia Alves acaba de ser classificado pela autarquia de Moimenta da Beira como ‘Monumento de Interesse Municipal’. A base da decisão teve em conta “o estilo arquitectónico português (Estilo Chão) característico de um determinado período do século XVII” a que pertence o Solar dos Correia Alves, que está localizado no centro histórico da vila de Moimenta da Beira, no Terreiro das Freiras, “constituindo, com outros edifícios de igual valor arquitectónico (Solar dos Guedes e Convento Beneditino de Nossa Senhora da Purificação), um aglomerado de enorme valor patrimonial”.

O Solar dos Correia Alves, hoje convertido em ‘Turismo de Habitação’, integra a ‘Rota das Vinhas de Cister’ e é ponto de partida para a descoberta das riquezas naturais e arquitectónicas da região.

Há seis anos, também os “Moinhos da Tia Antoninha”, um empreendimento turístico de excelência, no âmbito do turismo em espaço rural, constituído por acomodações ecológicas em moinhos de água remodelados, situado nas faldas da Serra de Leomil, foram classificados como ‘Monumento de Interesse Municipal’.

Segundo a Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar), considera-se de ‘Interesse Municipal’ os bens cuja protecção e valorização, no todo ou em parte, representem um valor cultural de significado predominante para um determinado município.

No concelho de Moimenta da Beira há outros 11 monumentos classificados. Um apenas como Monumento Nacional (Pelourinho da Vila da Rua) e os restantes 10 como “Monumento de Interesse Público”: Pelourinho de Paçô, Convento Beneditino de Nossa Senhora da Purificação, Casa de Aquilino Ribeiro, Pelourinho de Leomil, Solar do Sarzedo, Pelourinho de Castelo, Solar dos Guedes, Igreja de São Pelágio, Pelourinho de Sever e o conjunto arquitectónico de Leomil.