Sábado, concurso de abóboras no Mercado Municipal

12 Outubro 2015

É um desafio que vale prémios. O concurso distingue três categorias de abóboras: a maior, a mais pesada e a mais original, provenientes de terrenos agrícolas do município de Moimenta da Beira. Realiza-se no sábado de manhã, 17 de outubro, dia da Feirinha da Terra, no Mercado Municipal da vila, sede de concelho, pela quinta vez consecutiva.

O primeiro classificado, de cada uma das três categorias, é premiado com um vale de compras de 20 euros, dinheiro que tem de ser gasto na aquisição de produtos à venda na Feirinha da Terra, evento que se realiza desde 26 de março de 2011, aos sábados de manhã, de 15 em 15 dias, e que costuma juntar mais de duas dezenas de pequenos produtores do concelho, que ali vendem o que melhor produzem as suas hortas e hortinhas e quintas familiares.

Como quase sempre, durante a iniciativa, há sempre animação musical com grupos de concertinas que entusiasmam os presentes.

Em Portugal, a abóbora tem vindo a conquistar os hábitos alimentares, após a ideia antiga de se tratar de uma cultura secundária destinada à alimentação animal. É agora utilizada sobretudo na confeção de doces e de sopas. 74% da produção nacional concentra-se na região Oeste, e cerca de 60% da que se produz no território nacional é exportada principalmente para Inglaterra, França e Alemanha.

Mais informações podem ser obtidas na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro (254 520 080) ou através do e-mail posto-turismo@cm-moimenta.pt.