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Câmara vai ter balcão único de atendimento

30 Jan '14 a 28 Fev '14
Atendimento personalizado, célere e sem burocracias, para todos os munícipes e para todos os procedimentos administrativos. Tudo num único espaço, à entrada do edifício dos Paços do Concelho. Tudo com recurso às novas tecnologias. Vai ser assim, ainda no decorrer deste ano, com a entrada em funcionamento do Balcão Único de Atendimento (BUA) da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Atendimento personalizado, célere e sem burocracias, para todos os munícipes e para todos os procedimentos administrativos. Tudo num único espaço, à entrada do edifício dos Paços do Concelho. Tudo com recurso às novas tecnologias. Vai ser assim, ainda no decorrer deste ano, com a entrada em funcionamento do Balcão Único de Atendimento (BUA) da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

As obras arrancam em breve e vão custar mais de 400 mil euros, fruto da aprovação de uma candidatura feita pela autarquia ao Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA). A verba inclui, para além das obras de adaptação do espaço físico (177 mil euros), a aquisição de hardware (76 mil euros) e de software (41 mil), software-intranet (18 mil), entre outros serviços técnico de apoio e implementação.

O investimento permitirá também a desmaterialização dum conjunto significativo de documentos, e possibilitará ainda que os cidadãos acedam aos seus próprios processos, remotamente, sem terem que se deslocar à Câmara Municipal.

O conceito de "balcão único" pretende um atendimento centrado no cidadão, organizando a informação e os serviços em torno das suas necessidades, disponibilizado num único local e preferencialmente num único momento. Pretende ainda um atendimento baseado na transversalidade de serviços, promovendo a sua articulação e cooperação, atendimento rápido para obtenção de informações e realização de prestações simples de diversos serviços num único balcão.

O Balcão Único de Atendimento representa um passo importante na implementação do Programa de Modernização Administrativa.

O objectivo é qualificar o atendimento público utilizando as novas tecnologias e centralizando num único local todos os serviços municipais para que o munícipe, qualquer munícipe, possa solucionar e resolver situações tão diversas como sejam a obtenção de uma licença de construção, bem como a resolução de questões relacionadas com os transportes escolares, abastecimento de água, saneamento, entre todos os outros.