Passar para o Conteúdo Principal

Dióspiro

dióspiro

O dióspiro é um fruto originário da Ásia, mais precisamente da China e é cultivado desde o século XVII. Atualmente os principais países produtores são: China, Japão, Coreia, Brasil, Índia, Itália e Espanha. Em Portugal, é produzido principalmente na zona do Algarve.


A época de produção e consumo de dióspiro é entre Outubro e Dezembro, ou seja, estamos em plena época do dióspiro.


O dióspiro é rico em fibras solúveis como pectinas e mucilagens, importantes para promover a saciedade, a regularização do trânsito intestinal e na redução do colesterol.


Ainda do ponto de vista nutricional, é de destacar a sua riqueza em vitamina A, e minerais como o potássio. Tem também grandes quantidades de carotenoides (responsáveis pela coloração do fruto). Outro exemplo da sua riqueza nutricional é o elevado teor de taninos, que tem um elevado potencial antioxidante que, segundo estudos relevantes, contribuem para a redução do risco de doenças cardiovasculares e na redução do risco de alguns tipos de cancro.

Tabela de Composição dos Alimentos Portugueses. Instituto Ricardo Jorge
Composição NutricionalPor 100g
Energia (Kcal) 65
Lípidos (g) 0
Hidratos de Carbono (g) 14,8
Fibra (g) 1,5
Proteína (g) 0,6
Sal (g) 0,012
Vitamina A (µg) 177
Potássio (mg) 230

Como escolher/manter:

  • O dióspiro pode ter coloração amarelo/alaranjado até laranja escuro.
  • Deverá preferir dióspiro que ainda conservem o pedúnculo e o cálice.
  • A sua pele é muito sensível, pelo que devem ser manipulados cuidadosamente.
  • O amadurecimento do dióspiro é muito rápido, podendo assim optar por comprar o fruto ainda duro e deixar amadurecer em casa.
  • De modo a conservá-lo mais tempo, poderá armazena-lo no frigorífico.

Como consumir:


É possível consumir este fruto de diversas formas, contudo devemos privilegiá-lo sob a sua forma natural, e com o auxílio de uma colher, de modo a conservar as suas propriedades nutricionais. Prefira-o maduro, de forma a atenuar a sensação de adstringência e suavizar o seu sabor.
È possível preparar o dióspiro de diferentes formas, cru ou cozinhado (assados com um pouco de canela). O dióspiro é doce sendo por isso muito utilizado em saladas, com iogurtes, em sumos ou em gelados evitando a adição de açúcar.

Bibliografia:

  • Porto A, Oliveira L. “Tabela da Composição dos Alimentos”, 1ª edição. Centro de Segurança Alimentar e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Lisboa 2007
  • Programa Nacional Promoção Alimentação Saudável. Nutrimento. “Dióspiro – Um Fruto de Outono”. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/diospiro-um-fruto-do-outono/ 
  • Candeias Vanessa, Nunes Emília, Morais Cecília, Cabral Manuela, Robeiro da Silva Pedro. “Frutos, Legumes e Hortaliças”, DGS, Lisboa, 2005