Passar para o Conteúdo Principal

Cereja

339

A Cereja é um fruto bastante nutritivo que faz as delícias dos portugueses de Maio a Julho. É produzido pela cerejeira, uma árvore asiática. Em Portugal, as cerejeiras são produzidas maioritariamente na Beira Interior, seguindo-se Trás-os-Montes, Douro e Minho.

Dependendo da sua qualidade, as cerejas podem ser amarelas, vermelho-claro, vermelho-escuro ou roxas.

Têm um grande valor nutricional pela riqueza de fotoquímicos, que são propriedades muito importantes de proteção celular e ainti-inflamatórias.

Entre as substâncias presentes na cereja, destacam-se os ácidos fenólicos (ácidos hidroxicinâmicos) e flavonóides (antocianinas). Estas substâncias têm um grande potencial antioxidante e têm sido estudadas pelo seu efeito protetor na prevenção de certos tipos de cancro e pelas suas propriedades anti-inflamatórias na prevenção de doença cardiovascular. Provavelmente, quando estas substâncias estão juntas no mesmo alimento, o efeito ainda se multiplica fazendo da cereja um quase “super-alimento”.

É uma fruta com baixo valor calórico, sendo que uma porção de cerejas (cerca de 20) tem aproximadamente 66 Kcal. Apresenta também uma quantidade interessante de Vitamina A, carotenoides e Vitamina C e de minerais como potássio, magnésio e fósforo, além de ser muito rica em fibra, nomeadamente de pectinas.

Como escolher a melhor cereja:
• A cereja é uma fruta que deve ser colhida o mais madura possível, uma vez que após a colheita não amadurecem, não se tornando mais doce com o passar do tempo ao contrário do que acontece com as outras frutas.
• As maiores e mais carnudas são as que têm maior qualidade, pois uma cereja madura é mais pesada face à verde.
• Opte pelas que têm a pele limpa, firme e brilhante, sem golpes e manchas. O pedúnculo deve ser fresco, verde e bem preso ao fruto.
• Evite cerejas moles, pegajosas, engelhadas, rachadas ou podre.

Como conservar:
• Devem ser conservadas em local fresco. Pode guardá-las no frigorífico, sem lavar nem tapar e podem durar até 2 semanas.
• Pode optar por congelar, mas neste caso antes de as congelar, deverá lavá-las adequadamente com água corrente e secá-las, podendo permanecer congeladas até 8 meses.

Como consumir:
• Podem ser consumidas cruas. Num lanche, cerca de 10 pares de cerejas equivalem a uma porção de fruta, usufruindo assim de todos os benefícios para a saúde que esta fruta tem para lhe dar.
• Pode ser usada para fazer bolos, tartes e compotas.

Nutrientes – 100g Edível Cereja
Energia (Kcal) 60
Água (g) 82.6
Proteínas (g) 0.8
Gorduras (g) 0.7
Hidratos de Carbono (g) 13.3
Fibra (g) 1.6
Vitamina A (µg) 24
Caroteno (µg) 141
Vitamina E (mg) 0.13
Vitamina C (mg) 6
Potássio (mg) 210
Fósforo (mg) 15
Magnésio (mg) 10

Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos Portugueses - Instituto Ricardo Jorge

Bibliografia:

  • Porto A, Oliveira L. “Tabela da Composição dos Alimentos”, 1ª edição. Centro de Segurança Alimentar e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Lisboa 2007
  • Programa Nacional Promoção Alimentação Saudável. Nutrimento. “CEREJA, UMA SIMPLES FRUTA OU CONCENTRADO DE SAÚDE?”. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/cereja-uma-simples-fruta-ou-concentrado-de-saude/