Passar para o Conteúdo Principal

Alimentos para Ajudar a Combater o Frio

imagem

O Inverno apela ao conforto do lar, à diminuição da atividade física e ao aumento do apetite.

Nos dias mais frios, o organismo sente necessidade de produzir calor, e existe uma tendência para o consumo de alimentos energéticos, ricos em gordura e açúcar. Deve seguir-se um padrão alimentar adequado durante todo o ano, para estar preparado para as diferenças inerentes às estações do ano, inclusive do Inverno.

Recomendações alimentares que podem ser adotadas nestes dias:

– Faça refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas.
– Mantenha-se hidratado. O tempo frio e seco também favorece a desidratação, aumentando o risco de doença e mau funcionamento renal, tornando o consumo regular de água e, consequentemente, uma hidratação adequada ao longo do dia, essencial.
– Para além da água (com ou sem gás) opte por bebidas sem adição de açúcar como infusões ou tisanas. Lembre-se da sopa de hortícolas como opção hidratante enriquecida em nutrientes.
– Lembre-se dos alimentos desta época. As romãs, as abóboras, as tangerinas, as beldroegas ou os dióspiros. Estes alimentos são interessantes fornecedores de água e de substâncias com capacidade antioxidante, que poderão ajudar na prevenção de doença crónica.
– Inclua outros frutos e hortícolas no seu dia alimentar. Estes alimentos são ricos em nutrientes que podem ajudar o sistema imunitário no combate a infeções e doenças características desta época.
– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Ao contrário do que pode parecer, a sua ingestão provoca vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.
– Nesta época do ano, a exposição solar diminui substancialmente. Consuma alimentos com teores mais elevados em vitamina D como é o caso de peixes como a sardinha, atum e a cavala. Ou prefira leite fortificado com Vit. D. Esta sugestão é particularmente importante para pessoas idosas.

Bibliografia: