Armando Leandro, um cidadão de ‘Honra’

09 Dezembro 2023

Humanismo, afeto, liderança, profissionalismo, lealdade, solidariedade e acima de tudo Honra, foram as palavras mais proclamadas nos discursos de homenagem ao Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Armando Acácio Gomes Leandro, esta sexta-feira, 8 de dezembro, no Nobre Salão dos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira, repleto por uma constelação de notáveis da magistratura nacional (a cúpula, verdadeiramente) e de cidadãos Moimentenses, amigos e admiradores do cidadão ilustre Armando Leandro, Moimentense de Coração desde sempre.

Apesar da plêiade de insignes representantes da Justiça, a cerimónia de tributo foi singela, simples, como pedira aliás o homenageado. Começou com o discurso de João Xavier, Presidente da Assembleia Municipal de Moimenta da Beira, que no fim atribuiria a 'Medalha Municipal de Honra' a Armando Leandro, e terminou com a comunicação de Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Pelo meio fizeram ainda uso da palavra a Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Viseu, Juíza Rute Sobral, e o Presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Juiz Desembargador Jorge Manuel Loureiro (raízes paternas de Moimenta da Beira).

A cerimónia, porém, haveria de fechar com Armando Leandro a pedir aos presentes a concretização dos Direitos Humanos, nomeadamente o das crianças, deste modo: “Ligando às instituições judiciárias, aqui tão distintamente presentes, é possível, apesar das muitas problemáticas do presente e do futuro próximo, afirmarmos nesta questão, e noutras conexas, a valia ontológica de cada pessoa e a consequente exigência da realização dos Direitos Humanos, nomeadamente os das crianças”. E terminou agradecendo com uma citação de Santo Agostinho: “Quando muitos tomam parte na mesma alegria, a alegria de cada um é mais abundante, porque todos se inflamam uns aos outros”.

Intervenções (extratos)

“O Dr. Armando Leandro é reconhecido por todos pelo seu profissionalismo, humildade, comportamento cívico e moral. Faz parte de um leque restrito de personalidades ímpares do nosso concelho e quem sabe do país. Merece não só a presente homenagem mas também a divulgação da sua obra ao lado da justiça, e diante outros ensinamentos, realçam-se lições sobre direitos das crianças, jovens e famílias. A sua obra e o seu ensinamento são fundamentais e contribuem todos os dias para melhor harmonia social”.

- João Xavier, Presidente da Assembleia Municipal de Moimenta da Beira.

“Sinto-me particularmente honrada por participar nesta justa e devida homenagem e agraciada pela mesma ter lugar nestas particulares circunstâncias de tempo e de lugar: Moimenta da Beira, concelho que integra a comarca de Viseu. Não irei enumerar as muitas funções e cargos desempenhados pelo Dr. Armando Leandro, preferindo destacar desde logo a sua permanente profícua benemérita e altruísta dedicação às causas sociais e da proteção das crianças e jovens. Foi indiscutivelmente uma das linhas condutoras da sua vida”.

- Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Viseu, Juíza Rute Sobral

"O Dr. Armando Leandro é um exemplo maior de humildade, lealdade e solidariedade que hoje tanto nos falha. (...)foi o pioneiro da defesa dos direitos das crianças e dos jovens.

- Presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Juiz Desembargador Jorge Manuel Loureiro (raízes paternas de Moimenta da Beira)

“O Dr. Armando Leandro é um juiz proveniente das Terras do Demo, que tanto contribuiu para o nosso país e por onde passou. Tanto fez por uma melhoria de vida de tantas crianças. A sua Moimenta, as terras das Beiras, as Terras do Demo, composta por uma comunidade acolhedora e amigável, de pessoas simpáticas e generosas, de princípios e valores estar-lhe-ão eternamente agradecidas”.

- Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira

-------------------------------------------------------------------------------------

Presenças da Magistratura

- Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Juiz Conselheiro Henrique de Brito Araújo

- Presidente do Tribunal de Contas, Juiz Conselheiro José Tavares

- Procuradora-Geral da República, Conselheira Drª Lucília Gago

- Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura, Juiz Conselheiro Luís Azevedo Marques

- Diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), Juiz Conselheiro Fernando Vaz Ventura

- Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Viseu, Juíza Rute Sobral

- Procurador Coordenador da Comarca de Viseu, Dr. Domingos Santos

- Vice-Presidente do Conselho Geral da Ordem de Advogados, Dr. Daniel Felizardo

- Administrador Judiciário da Comarca de Viseu, Dr. Vítor Mendes.

Um sublinhado ainda para as marcantes atuações, antes da cerimónia de homenagem, da Orquestra CemNotas, à entrada do Salão Nobre, e depois, da Orquestra Clássica do Centro, numa belíssima tenda instalada para o efeito na lateral dos Paços do Concelho, junto à entrada do Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

dsc08888
dsc08950