Passar para o Conteúdo Principal

Dádiva de sangue chama dadores ao Agrupamento Escolar

23 Nov '21
1 1 1024 800 1 970 2500

Na próxima terça-feira, dia 23, a sede do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira estará apta para receber dadores para uma colheita de sangue, em colaboração com o Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra. Porque todos podemos vir a precisar, repete-se o lema de “A minha Irmã é Mágica - dar sangue é um poder maravilhoso”, como aconteceu a 28 de junho deste ano e para o qual são chamados o maior número de participantes.

No evento anterior, segundo Teresa Alvim, “tudo correu muitíssimo bem”. “Espero que desta vez corra ainda melhor. Tivemos 37 dadores e mais de 40 inscritos. Eu também vou doar, uma vez mais”, vinca. A ação solidária decorre das 9h00 às 13h00, no pavilhão da escola, “com todas as condições de segurança”, sublinha, e destina-se a dadores com mais de 18 e até 65 anos, entre a comunidade em geral, alunos e professores.

Basta ter mais de 50 quilos, hábitos de vida saudáveis e vontade de ajudar. Sobretudo para evitar que aconteçam situações de grande impotência como as reservas dos bancos de sangue estarem baixas e haver muitos utentes a precisar. Neste campo em particular, todos podem salvar alguém.

A própria campanha, lançada em 2014, apela a este instinto de proteção – o de que todos podemos vir a precisar e também ajudar - ao lançar uma campanha com slogans como “O Meu Pai é um Herói - dar sangue é um ato de cidadania”; “A Minha Mãe é uma Rainha - dar sangue é um gesto nobre”; “O Meu Irmão é um Herói - dar sangue faz toda a diferença”. Faz mesmo. E não dói nada. Se tem dúvidas, consulte o sítio www.dador.pt.