Passar para o Conteúdo Principal

Expodemo ’18, Embaixador da Austrália inaugura exposição “Arte Indígena Australiana”

1 1 1024 800
08 Setembro 2018
Peter Rayner, Embaixador da Austrália em Portugal, e José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, inauguram na sexta-feira, 14 de setembro, às 19 horas, no âmbito do programa cultural da Expodemo, a exposição “Arte Indígena Australiana” no átrio dos Paços do Concelho moimentense, que vai estar patente ao público até dia 26 de Outubro de 2018.

São 16 pinturas de cinco artistas naturais das ilhas australianas do Estreito de Torres, ilhas descobertas pelo capitão Luís Vaz de Torres, que se crê ter nascido em Portugal por volta de 1565, e que, ao serviço da coroa espanhola, descobriu o Estreito em 1606 quando ia a caminho de Manila, nas Filipinas.

Alick Tipoti, Glen Mackie, Joel Sam, Solomon Booth e Victor Motlop, os cinco artistas plásticos que expõem em Moimenta da Beira, expressam de forma gráfica a cultura dos seus antepassados e conseguiram despertar o interesse internacional na arte dos seus povos.

Recorrendo a técnicas modernas, narram lendas e mitos das suas tribos, nas quais predomina uma forte ligação ao mar, combinando um sólido sentido pictórico com o uso apurado de cores e texturas. Os seus trabalhos são considerados dos mais imaginativos e estilisticamente entusiasmantes de entre a arte indígena australiana contemporânea, tendo alcançado visibilidade além-fronteiras, graças à participação em várias mostras e eventos internacionais, trabalhos comissionados por instituições de renome e importantes distinções recebidas.

Todo o programa do certame em: expodemo '18

imagem