Passar para o Conteúdo Principal

União de Freguesias de Paradinha e Nagosa

Paradinha / Nagosa

imagem

Paradinha foi primitivamente um povo de Moimenta da Beira. Segundo os testemunhos orais, surgiu a partir do local com o topónimo Moreiró. Muitos foram os notáveis que passaram por esta nobre freguesia, mormente o Infante D. João, filho de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, mas foi com a família Morais Sarmento que Paradinha evoluiu, edificando-se aqui uma das casas fidalgas mais ricas do concelho. O poder da plutocracia desta família era de tal forma auspicioso, que fez com que esta localidade fosse das primeiras a ter estrada, inaugurada em 1892.
Em 1859, a governança central decidiu extinguir a freguesia de Paradinha, sendo esta aldeia incorporada em moimenta da Beira. Os Morais Sarmento reclamaram junto da câmara municipal e ganharam, evitando assim o desmoronar da sua autonomia.

História, Paisagem e Património de Paradinha (excerto do livro 'Avatares da Memória', de Jaime Gouveia, que colige uma série de artigos publicados no Jornal Beirão)
Locais a visitar:
  • Casa dos Morais Sarmento
  • Igreja Paroquial
Festas e Romarias 

imagem

Nagosa
imagem

O nome de Nagosa provém de um tempo em que a fundura do passado remete-nos para uma ancestralidade algures situada no séc.XIII, período em que emergiu num pequeno vale fértil e airoso povoado de nogueiras uma povoação denominada de Nucosa, hoje Nagosa. Cresceu e tornou-se um pequeno e rudimentar concelho, valorizando-se ulteriormente com a fixação de um ramo da família dos Mergulhões e pela procura incessante das águas termais que em 1758 já acolhia inúmeros utentes. Em 1834 o concelho é extinto e Nagosa passa a constitutir uma freguesia pertença do Município de Moimenta da Beira.

História, Paisagem e Património de Nagosa (excerto do livro 'Avatares da Memória', de Jaime Gouveia, que colige uma série de artigos publicados no Jornal Beirão)
Locais a visitar:
  • Igreja Matriz
  • Termas de Nagosa
  • Casa dos Mergulhões
Festas e Romarias

imagem
União de Freguesias (composição)
Presidente André Trindade de Sousa
Secretário Tiago Cardoso da Silva
Tesoureiro Abílio de Azevedo dos Santos
Morada/contactos
Rua Casa da Junta, Nº 4
3620 – 410 Paradinha
telf. - 254 583 936
E-mail - uniaodefreguesias.paradinha.nagosa@hotmail.com
GPS: 41.007258, -7.605684
imagem