Passar para o Conteúdo Principal

I Edição do Centro de Saúde dos Bonequinhos

Capa bon 1 1024 800 1 980 2500
23 a 27 Mai 2022

Para combater o medo da “bata branca” que as crianças sentem perto de profissionais de saúde, o antigo edifício do Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira, vai transformar-se, entre 23 a 27 deste mês, num centro de saúde a fingir, onde os mais pequenos, entre os três e os dez anos, vão levar o seu bonequinho “doente” para ser avaliado e tratado. Mais cativante ainda: a criança será o médico do seu próprio boneco/peluche.

Esta iniciativa, a I Edição do Centro de Saúde dos Bonequinhos, junta Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Unidades de Saúde e escolas do concelho, e envolve 500 crianças do pré-escolar ao 1º ciclo do Ensino Básico (Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Santa Casa da Misericórdia, Associação Moimentense de Apoio à Infância), divididas por visitas diárias de 1h30 por grupo.

Ao entrarem no ‘Centro de Saúde’, as crianças são recebidas por colaboradores da área da saúde e encaminhadas por várias “estações”, desde a sala de espera, o consultório de enfermagem, sala de vacinação, consultório médico, sala de tratamentos, área de exames complementares, entre outros procedimentos, nos quais, com a ajuda dos voluntários cuidarão dos seus bonequinhos. A estes profissionais compete ainda transformar o pânico das temidas figuras em conforto e alegria, recorrendo a “sorrisos e diversão”.

Na sala de espera, por exemplo, os mais pequenos terão logo momentos de brincadeira e atividades lúdicas, teatro e dança, para entrarem relaxados na primeira estação. Já no consultório de enfermagem, a criança terá de ajudar a preencher o Boletim de Saúde do boneco, identificando as queixas, registando peso e altura, pressão arterial, frequência cardíaca e saturação.

Em cada paragem, novas observações. Tudo para uma devida avaliação e tratamento sem medos de médicos e enfermeiros!