Passar para o Conteúdo Principal

Rastreio dos fatores de risco das doenças coronárias para a população sénior

Capa t 1 1024 800 1 980 2500
19 Mai 2022

O Gentes CLDS-4G, Moimentaainovar, Banco Local de Voluntariado, Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira vão realizar já depois de amanhã, próxima quinta-feira, 19 de maio, um rastreio dirigido às pessoas com 65 ou mais anos, que pretende medir o colesterol, a glicemia e tensão arterial e ainda avaliar a doença coronária. É mais uma ação que pretende sensibilizar a população sénior para os fatores de risco das doenças cardiovasculares.

O evento vai decorrer entre as 9h30 e as 12h00 nas instalações Gentes CLDS 4G, em frente à Central de Camionagem, em Moimenta da Beira, e tem o apoio do Município.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares (cardio = coração; vasculares = vasos sanguíneos) são a principal causa de morte em todo o mundo, e também a primeira causa de morte em Portugal.

Entre as doenças cardiovasculares destacam-se o enfarte agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral (ou AVC), a insuficiência cardíaca, a angina de peito, entre outras. A realização de rastreios precocemente e o tratamento adequado reduz o risco de complicações e a sua mortalidade.