Passar para o Conteúdo Principal

“Gentes” volta a incentivar idosos para rimas sobre S. Martinho

Clds4g capa 1 1024 800 1 980 2500
02 a 19 Nov 2021

Pelo segundo ano consecutivo, sempre que o Outono está no auge, com o frio a chegar mais agreste, o Gentes CLDS-4G desafia os nossos maiores de 65 anos, que gostem de rimar a dar largas à imaginação, a participar no II Concurso de Quadras de São Martinho.

Para concorrer não é preciso ser-se um poeta, basta residir no concelho de Moimenta da Beira, gostar de brincar com as palavras e mandar as quadras até ao dia 19 deste mês. O tema deve aludir aos festejos de S. Martinho ou aos tradicionais magustos, mas não se excluem temáticas diferentes relacionadas com castanhas.

Esta iniciativa é feita em parceria com as Juntas de Freguesia e visa a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, pretendendo-se a estimulação cognitiva dos participantes, num trabalho mais amplo cuja entidade promotora é oficialmente a Associação de Promoção Social de Alvite - Gentes da Nave.

Os concorrentes devem fazer chegar o seu trabalho ao Gentes CLDS-4G, cuja morada fica na Rua General Humberto Delgado, 6/ RC, Bloco B, em frente à central de camionagem da vila de Moimenta. Mas atenção: apenas é permitido um conjunto de quatro quadras/versos por cada participante, manuscritas, datilografadas ou escritas a computador e conter o nome, idade e localidade do autor.

Como se faz a escolha do vencedor? Com a ajuda das novas tecnologias. As quadras serão publicadas na página do Facebook do GENTES CLDS-4G, sem o nome dos autores, e os visitantes da página votarão nas que gostarem mais, até ao dia 21 deste mês de novembro.

Enquanto as castanhas ainda se apanham ou já se degustam quentinhas das mais variadas formas ou acompanhando pratos bem outonais, os vencedores vão sendo escolhidos. Os três primeiros classificados serão identificados no dia 22 no Facebook, dia em que serão informados da boa nova.

E recebem um prémio, consoante a sua disponibilidade: o primeiro terá as suas quadras expostas ao público nas sedes de freguesia, uma declamação gravada e publicada nas redes sociais e um kit de castanhas e jeropiga; o segundo terá as suas quadras em papel e um kit de castanhas e jeropiga; e o terceiro receberá o kit de castanhas e jeropiga.

Regulamento