Passar para o Conteúdo Principal

Moimenta da Beira volta a ser palco de um evento de Astronomia de importância global

100 horas de astronomia1 1 1024 800 1 980 2500
01 e 02 Out 2021

É um evento astronómico de dimensão mundial e, em Portugal, vai decorrer apenas em oito locais, Moimenta da Beira é um deles. Os outros são Aveiro, Guimarães, São Gião, Serra da Freita, Sintra, Açores e Madeira.

“100 Horas de Astronomia” é o nome do evento, promovido pela União Astronómica Internacional (UAI/IAU), e “Não Há Só Estrelas no Céu" é o nome da atividade que vai ocorrer, em simultâneo, na próxima sexta-feira, dia 1 de outubro, das 21h00 às 23h00, naqueles oito locais. Em Moimenta da Beira a ação, organizada pelo Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária, vai acontecer no Parque da Alagoa, junto à pista de Skates.

O objetivo é proporcionar à comunidade local uma viagem pelo céu noturno, “onde poderemos descobrir e observar, através de telescópios, Planetas, Nebulosas, Galáxias e outras belezas que o céu nos oferece”, explica Paulo Sanches, professor de Física e Química na Escola Secundária, fundador do Clube das Ciências e um apaixonado pela Astronomia, excecional divulgador da cultura científica e tecnológica em Portugal.

Toda a informação sobre esta iniciativa está disponível no site: www.countingstars.org