Aí estão os festejos em honra de Santo Antão, protector dos animais, em Peva, dia 20 de Janeiro, com um cartaz que promete galvanizar e atrair muitos forasteiros. O programa deste ano volta a incluir tradições de raiz genuinamente popular que empolgam multidões, como a bênção dos animais, a marrada de carneiros, a luta de bois ou a ‘cagadela’ da vaca. Tudo no Santuário de Santo Antão e nas suas proximidades, durante todo o dia.
O programa começa manhã cedo (8h30), com as romagens ao santuário e as ofertas. Depois, às 11h00, a eucaristia solenizada com procissão à igreja paroquial. Ao meio-dia, dá-se a bênção dos animais, que andam soltos em redor do santuário ou fechados em espaços improvisados.
À tarde (14h00) acontece o leilão das oferendas e uma hora depois, a marrada entre pares de carneiros e a luta entre bois de porte enorme.
A fechar o programa (16h30), a ‘cagadela’ da vaca, um momento delirante para gáudio do povo. A cena acontece no lajedo do santuário, que é dividido aos quadrados. Quem quiser aposta num deles. Ganha quem apostou no quadrado onde a vaca defecou primeiro. Às vezes o animal é lento a evacuar e o povo desespera em delírio. Outras vezes é o contrário e o espectáculo demora poucos minutos.