A magia da obra de José Rodrigues, um dos grandes artistas plásticos portugueses da actualidade, vai estar exposta na galeria municipal Luís Veiga Leitão, durante a Expodemo. É um privilégio raro para Moimenta da Beira e para a região.
“A tentação de Baco”, um conjunto de pinturas “entre o mito e a realidade” criadas pelo mestre, emprestarão à galeria uma dimensão mítica que este espaço jamais perderá, reforçando assim a vertente cultural da Expodemo.
José Rodrigues nasceu em 1936, em Angola, destacou-se enquanto escultor, pintor e desenhador mas também por ter sido fundador da Cooperativa Árvore, no Porto, e da Bienal de Cerveira. Formou-se em escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto na década de 1960, com 20 valores, tornando-se depois ali professor até 1998. Com Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro constituiu, em 1968, o grupo «Os Quatro Vintes».
Expõe individualmente desde 1964 e, a partir de 1973, começou a participar em exposições coletivas, havendo obras suas em museus e instituições nacionais e internacionais. José Rodrigues expôs, nomeadamente, em bienais de arte importantes como as de Veneza (Itália) e São Paulo (Brasil).
A “Expodemo - Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região” decorrerá em Moimenta da Beira de 20 a 22 de Setembro.