Passar para o Conteúdo Principal

Quatro receitas de maçã do ‘chef’ Luís Machado

2013101512032186654 1 980 2500
15 a 31 Out 2013
Esteve na Expodemo e brilhou no espaço gastronómico confeccionando para o público cinco receitas de maçã: Morcela com maçã, Folhado de bacalhau (com maçã), Medalhões de porco com puré de maçã, Tarte tartin (com maçã) e Cup de espumante (também com maçã).

Esteve na Expodemo e brilhou no espaço gastronómico confeccionando para o público cinco receitas de maçã: Morcela com maçã, Folhado de bacalhau (com maçã), Medalhões de porco com puré de maçã, Tarte tartin (com maçã) e Cup de espumante (também com maçã).

Morcela com maçã
6 pessoas

1 morcela
4 maçãs Gala
1dl espumante Terras do Demo
Canela em pó
2 colheres sopa açúcar
1 colher sopa vinagre balsâmico

Corte a morcela em rodelas e leve a assar em forno pre aquecido a 180 graus. Decorrido esse tempo retire do forno e reserve. Descasque e lave as maçãs, corte ao meio e retire os caroços. Corte em pedaços regulares e coloque no tabuleiro onde assaram as morcelas. Regue com o espumante, o açúcar, o vinagre balsamico e a canela, envolva tudo e leve ao forno até que fique macio. Retire do forno e coloque um pedaço de maçã em cada rodela de morcela. Decore a gosto e sirva.

Folhado de bacalhau
4 pessoas

1 pacote de massa folhada grossa 400 gramas
700 gramas de bacalhau
2 maçãs Golden
1 cebola
Coentros qb
1 dl azeite qb
Vinagre balsamico
Sal e pimenta
Folha de louro

Corte a massa folhada em quatro quadrados, coloque no tabuleiro do forno previamente só picado com água e leve ao forno previamente aquecido a 180graus durante 20 minutos aproximadamente. Retire do forno, descole e reserve. Coloque o bacalhau num tabuleiro de forno, tempere com pimenta, folha de louro e um fio de azeite. Leve ao forno até que fique assado. Decorrido esse tempo retire do forno, deixe amornar e retire as espinhas. Lave as maçãs, corte ao meio e retire o caroço. Lamine-as e reserve. Abra a massa folhada ao meio, disponha um bocado de bacalhau e maçãs. Repita a operação anterior até acabar os folhados. Numa tigela junte cebola e alho picado, coentros picados e azeite. Tempere com sal e pimenta, mexa bem e regue por cima dos folhados. Sirva decorado a gosto.

Medalhões de porco com puré de maçã
4 pessoas

8 medalhoes de lombinho porco
3 dentes de alho
2 dl de espumante Terras do Demo
4 dl de natas
Sal e pimenta
1 colher sopa manteiga
1 colher sopa azeite

Para o puré de maçã
700 gramas de maçã Golden
3 dl de espumante Terras do Demo
Anis estrelado
Pau de canela
Sal e pimenta

Descasque e lave as maçãs, corte-as aos quartos e retire os caroços. Coloque num tacho juntando todos os ingredientes, leve ao lume até que a maçã fique mole. Rejeite o anis e o pau de canela, triture e reserve. Descasque e lave os dentes de alho e pique-os finamente. Tempere os medalhões com os dentes de alho, sal e pimenta. Aqueça uma frigideira, junte o azeite e a manteiga e core os medalhões de ambos os lados. Decorrido esse tempo retire e reserve. Regue a frigideira com o espumante e deixe ferver. Junte depois as natas e deixe engrossar mexendo sempre. Disponha os medalhões numa travessa e regue com o molho. Decore a gosto e sirva.

Tarte tartin

4 maçãs Golden
1 rolo de massa quebrada
1,5 dl de caramelo

Barre uma forma com caramelo, lave as maçãs, corte-as em gomos e retire o caroço. Disponha na forma, cubra com a massa quebrada e leve ao forno pre aquecido a 180 graus durante 25 minutos aproximadamente até que a massa fique douradinha. Retire do forno, desenforme e sirva. Pode acompanhar com natas batidas ou com uma bolinha de gelado.

Cup de espumante
5 unidades

1 maçã Gala
1 garrafa de espumante Terras do Demo
5 colheres de sopa de xarope de groselha

Descasque as maçãs, retire o caroço e corte em cubinhos muito pequeninos. Divida pelos copos. Regue com xarope e sirva decorado a gosto.
  • Chef 3