Passar para o Conteúdo Principal

Caminhadas culturais, paisagísticas e gastronómicas em Moimenta da Beira

24 Maio 2017
É um fim de semana pelas Terras do Demo (10 e 11 de junho). Dois dias com caminhadas, visitas a locais históricos e culturais, provas de espumante, gastronomia tradicional, leitura de poesia de Aquilino Ribeiro, mergulhos na praia fluvial de Vilar (para quem quiser), um sem-número de atividades que se vão desenrolar no riquíssimo espaço monumental e territorial do concelho de Moimenta da Beira. O evento, com inscrições abertas a número limitado de 28 pessoas, é organizado pela “Associação de Solidariedade Social de Arcozelo da Torre” (ARCA), Moimenta da Beira, em parceria com a “Sentir Património”, uma associação de Felgueiras dedicada à organização e promoção de atividades culturais.

Serão as caminhadas, a primeira no sábado, pela Serra de Leomil (27km), e a segunda no domingo, pela albufeira de Vilar (13km), que vão levar os caminheiros aos pontos maiores de interesse: torres eólicas pintadas por Joana de Vasconcelos e Vhils (as duas maiores obras de arte contemporânea do mundo, em altura); via romana; forno comunitário e igreja de Peravelha; capela do Penedo da Fonte Santa; planalto megalítico; zona histórica de Leomil; moinhos da Tia Antoninha; serra de Leomil; Terreiro das Freiras; albufeira e praia fluvial de Vilar; e igreja matriz de Vila da Rua.

O programa, que tem início às 9 horas de sábado, 10 de junho, com a concentração dos participantes marcada, 15 minutos antes, para um parque de estacionamento na vila de Leomil (coordenadas geográficas 40º 59’ 06.52” N / 7º 39’ 15.58” O), tem duas modalidades à escolha: 1) participação nas duas caminhadas, programa completo com refeições e dormida; 2) caminhadas em cada um dos dias, sem dormida. Mais informações pelos contactos telefónicos 935 825 440 ou 968 955 236.

Torre eólica intervencionada por Joana de Vasconcelos
Torre eólica intervencionada por Vhils
Espumante Terras do Demo
Penedo da Fonte Santa
Terreiro das Freiras (Convento Beneditino de Nossa Senhora da Purificação)
Moinhos da Tia Antoninha
Albufeira da Barragem de Vilar