Passar para o Conteúdo Principal

Ministro, reitor e autarca insistem na potencialização do interior

19 Maio 2017
O interior do país tem pujança e capacidade para gerar riqueza e potenciar o território? O ministro adjunto, Eduardo Cabrita; o reitor da UTAD, Fontaínhas Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, garantem que sim. A sintonia pode retirar-se das intervenções que aqueles três responsáveis manifestaram na “mesa de debate” que esta sexta-feira, 19 de maio, encerrou as VII Jornadas de Cidadania, em Moimenta da Beira.

O desígnio da valorização do interior passa pelo estabelecimento de uma estratégia “que faça deslocar o fluxo turístico que corre para o Porto, também para as regiões vinhateiras do Douro e Távora-Varosa (que inclui o concelho de Moimenta da Beira), implementando aqui o conceito do enoturismo”, exemplificou o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A aposta nos produtos endógenos, como “a maçã, o espumante (que este ano vai chegar às 1,3 milhões de garrafas), a paisagem e a sua biodiversidade e monumentalidade e o conjunto das pessoas que constituem a força que é a população do concelho e da região”, é umas das linhas-mestras que o autarca de Moimenta da Beira assegura ser uma estratégia que quer solidificar para o desenvolvimento ainda mais consolidado do território.

Para o ministro, que falou da importância dos atores locais (autarcas, empresários e instituições), “o governo está a fazer o trabalho de casa, e não encara o interior do país como território sem meios e sem iniciativa”, pelo contrário, considera que esta mancha afastada do litoral e dos centros de decisão “tem genuinamente qualidades empreendedoras”.

As jornadas de cidadania que tiveram início na quinta-feira, 18 de maio, e terminaram no dia seguinte, abordaram temáticas que foram ao encontro de ‘direitos e proteção das crianças e jovens’; ‘envelhecimento e qualidade de vida em contexto institucional’; e ‘desafios e oportunidade no interior’.

Um sublinhado para a coreografia das crianças da AMAI que estiveram na sessão de abertura, cerimónia que contou com a presença do diretor da Segurança Social de Viseu, Telmo Antunes; Alcides Sarmento, diretor do Agrupamento de Escolas; e José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Também uma nota de realce para o coro da Universidade Sénior Infante D. Henrique, que encerrou os trabalhos no auditório municipal Padre Bento da Guia; e para a mostra de serviços, projetos sociais e produtos das IPSS’s do concelho de Moimenta da Beira expostos na entrada do espaço que acolheu o evento.
Receção ao ministro adjunto, Eduardo Cabrita
Estudantes do ensino superior preencheram uma fila do auditório municipal
Oradores do 3º e último painel
"Mesa de Debate": Intervenção de José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moiment...
No púlpito, Toni Martins, sargento-ajudante do Comando Territorial da GNR de Viseu
Coreografia pelas crianças da AMAI
Susana Lemos, vereadora da Ação Social
José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara, na sessão de abertura
Jorge Nunes, da CCDR Norte (à esquerda); Carlos Abade, do Turismo de Portugal (ao centro); Vasco ...
Cristina Requejo Dias, presidente da CPCJ, que moderou o 1º painel
Jorge Nunes, da CCDR Norte
Rute Cajão, médica Psiquiatra do Centro Hospitalar Tondela-Viseu
Militares da GNR de Moimenta da Beira na assistência
Finalização do 2º painel
A "Mesa de Debate"
Uma outra perspetiva do público presente
Carlos Abade, Turismo de Portugal
Evelyn Santos, conselheira de Luto
Ministro Adjunto Eduardo Cabrita
Mais um olhar da assistência
2º painel - Envelhecimento e Qualidade de Vida em Contexto Institucional
Stdans de oferta formativa
Coro da Universidade Sénior Infante D. Henrique
Imagens das Jornadas Cidadania