Uma jornada de cidadania, direitos, desafios e oportunidades no interior, com ministro presente

06 Maio 2017
O ministro Adjunto Eduardo Cabrita vai sentar-se à mesa com o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Fontaínhas Fernandes, e com o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, mais dois dirigentes de duas entidades públicas (CCDR Norte e Turismo de Portugal) para em 50 minutos refletirem todos sobre os desafios e oportunidades que se abrem no interior do país, de forma particular nos territórios de baixa densidade. É uma mesa-debate de ‘luxo’ que preenche quase todo o 3º painel na tarde do último dia (19 de maio) das VII Jornadas de Cidadania que se realizam no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira. O moderador será Vasco Ribeiro, professor e investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutor em Ciências da Comunicação.

As VII Jornadas de Cidadania, que a Câmara Municipal de Moimenta da Beira organiza de forma ininterrupta desde 2011, têm início às 15 horas do dia 18 de maio. O programa inclui a apresentação de nove comunicações e a intervenção de 12 oradores nos três painéis, todos com direito a período de debate. A entrada é livre a aberta a toda a comunidade.

O primeiro painel vai abordar os “Direitos e Proteção das Crianças e Jovens”; o segundo, o “Envelhecimento e Qualidade de Vida em Contexto Institucional”; e o terceiro e último, os “Desafios e Oportunidades no Interior”, mote para a mesa-debate (com o ministro) de dois projetos apresentados muito recentemente pelo Governo: 1) Sistema de Incentivos ao empreendedorismo e ao emprego; 2) Linha de apoio à valorização turística do interior.

O projeto do sistema de incentivos visa operacionalizar os apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego, tendo em conta o papel relevante das micro e pequenas empresas para a criação de valor e emprego, e para a diversificação e qualificação das bases empresariais, particularmente em territórios de baixa densidade ou com constrangimentos decorrentes de elevados níveis de desemprego.

O que tem a ver com a linha de apoio à valorização turística do interior, tem por objetivo o apoio ao investimento a iniciativas e a projetos com interesse para o turismo, que promovam a coesão económica e social do território, leia-se territórios do interior.

Foto: Gov.pt