Os dados mais recentes mostram que o tempo instável deverá acentuar-se, por ação de uma depressão com superfície frontal fria associada, em especial a partir de quarta-feira, dia 22. A referida depressão deverá trazer alguma precipitação e vento pontualmente intenso, mas o principal efeito deverá fazer-se sentir a nível de temperatura, que deverá descer. Tal, associada à precipitação, deverá também originar condições para a ocorrência de queda de neve, em especial nos pontos mais altos da região de Moimenta da Beira, mas não sendo tal de excluir noutros pontos mais baixos do concelho/região. A previsão é da “Ibermeteo”.
Deste modo, a precipitação deverá chegar, inicialmente sob a forma de chuva, na madrugada de quarta-feira, mas com o avanço da manhã já poderá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da região acima dos 900m, ou seja, na Serra de Leomil. Com o avanço da tarde a precipitação deverá passar a regime de aguaceiros, mas a cota de neve deverá ir gradualmente descendo para os 700/800m, podendo assim verificar-se queda de neve noutros pontos altos da região, como Caria, Alvite, S. Torcato ou Peravelha. Com o avanço da noite a cota de neve deverá descer ainda mais, para altitudes a rondar os 400/500m e no dia de quinta-feira poderá rondar os 600 a 750m. No entanto, a partir da noite de quarta-feira a possibilidade de precipitação será mais reduzida, uma vez que os aguaceiros sobre a região serão já dispersos a partir deste período. Contudo, caso chegue a ocorrer algum aguaceiro na noite/madrugada de quarta para quinta-feira, este deverá ser de neve em várias zonas do concelho, incluindo na vila.
Por último, referência ainda para a descida da temperatura, em especial da mínima, que deverá ter valores inferiores a 0ºC nas madrugadas de quinta e sexta-feira. Deste modo, chama-se especial atenção para a possibilidade de formação de geada e ainda para possibilidade de formação de gelo.
Foto: DR