Passar para o Conteúdo Principal

Festival Serranias encheu-se de sabores e tradições

07 Novembro 2016
O genuíno da gustação, dos usos e costumes, da memória e das tradições voltou a marcar o programa do festival Serranias que decorreu durante o fim-de-semana passado, 5 e 6 de novembro, em Soutosa, Moimenta da Beira, terras de Aquilino Ribeiro, pelo segundo ano consecutivo. O cartaz cumpriu-se na íntegra, apesar da ameaça de mau tempo, que amainaria entretanto.

No primeiro dia realizou-se a matança do porco, saboreou-se o matabicho, o almoço e ceia tradicionais, e as castanhas foram assadas à antiga. Pelo meio, houve ainda o lançamento de um livro (Sete concelhos, um território) apresentado pelo reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O dia fechou com a atuação da orquestra “CemNotas” e do Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

No segundo e último dia, o passeio micológico, entre os cogumelos, levou muita gente às Terras do Demo, manhã cedo. À tarde, quem quis foi apreciar a exposição de fotografias e assistir à cerimónia de entrega de prémios das melhores imagens a concurso. O festival encerrou com a artista popular Mónica Sintra.

Ao longo do certame houve expositores, tasquinhas, castanhas assadas, grupos de concertinas, Marias Malucas e um insuflável que manteve as crianças alegres.
3
4
Porco desmanchado
7
8
Torresmos no pote de ferro sobre as brasas
Sarrabulho nos potes de ferro
Pão cozido no forno comunitário
Almoço tradicional
11
12
13
17
21
24
25
26
Insuflável manteve as crianças felizes
Expositores no Praceta Aquilino Ribeiro
Produtos artesanais à venda
Tocadores de concertina
Alguns dos organizadores do Serranias
A autora do livro "Sete concelhos, um território" e o Reitor da UTAD
Muita assistência no lançamento do livro