Festival Serranias encheu-se de sabores e tradições

07 Novembro 2016
O genuíno da gustação, dos usos e costumes, da memória e das tradições voltou a marcar o programa do festival Serranias que decorreu durante o fim-de-semana passado, 5 e 6 de novembro, em Soutosa, Moimenta da Beira, terras de Aquilino Ribeiro, pelo segundo ano consecutivo. O cartaz cumpriu-se na íntegra, apesar da ameaça de mau tempo, que amainaria entretanto.

No primeiro dia realizou-se a matança do porco, saboreou-se o matabicho, o almoço e ceia tradicionais, e as castanhas foram assadas à antiga. Pelo meio, houve ainda o lançamento de um livro (Sete concelhos, um território) apresentado pelo reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O dia fechou com a atuação da orquestra “CemNotas” e do Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

No segundo e último dia, o passeio micológico, entre os cogumelos, levou muita gente às Terras do Demo, manhã cedo. À tarde, quem quis foi apreciar a exposição de fotografias e assistir à cerimónia de entrega de prémios das melhores imagens a concurso. O festival encerrou com a artista popular Mónica Sintra.

Ao longo do certame houve expositores, tasquinhas, castanhas assadas, grupos de concertinas, Marias Malucas e um insuflável que manteve as crianças alegres.
Porco desmanchado
Torresmos no pote de ferro sobre as brasas
Sarrabulho nos potes de ferro
Pão cozido no forno comunitário