Passar para o Conteúdo Principal

Três bandeiras na varanda dos Paços do Concelho em honra de António Guterres

14 Outubro 2016
As bandeiras da Organização das Nações Unidas (ONU), de Portugal e do Município de Moimenta da Beira estão penduradas desde hoje, sexta-feira, 14 de outubro (até à próxima segunda-feira), na varanda do edifício dos Paços de Concelho, em honra de António Guterres, que foi ontem confirmado, por unanimidade e aclamação, como novo secretário-geral daquela organização internacional.

Entretanto, hoje também, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação a António Guterres proposto pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira.

Texto da “PROPOSTA”
A Assembleia-geral das Nações Unidas confirmou ontem, em plenário, por aclamação, o nome de António Guterres como novo secretário-geral daquela organização internacional.
O antigo Primeiro-ministro de Portugal e ex-alto-comissário para os refugiados da Organização das Nações Unidas logrou vencer todas as votações a que se submeteu, no caminho que se propôs trilhar para poder continuar a servir a humanidade e, estamos certos, desta os seus mais desfavorecidos.
É sintomático e encorajador que António Guterres tenha atingido a liderança da ONU através do processo mais livre, democrático e transparente de que há memória naquela organização internacional, sendo também por isso motivo de grande orgulho nacional que a secretaria-geral das nações unidas fique entregue a um cidadão português da dimensão política e humana de António Guterres.
Apesar de todos os grandes desafios, que o próprio disse ir enfrentar com grande humildade, o mundo pode agora ficar mais tranquilo e com mais esperança no futuro, tendo a liderar a ONU, a partir de janeiro, um humanista preocupado com os que mais sofrem, e capaz de transmitir ao mundo os seus próprios valores.
Assim, PROPONHO que o município de Moimenta da Beira aprove um voto de congratulação a António Guterres pela sua confirmação como novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Município de Moimenta da Beira, 14 de outubro de 2016
O Presidente da Câmara
(José Eduardo Ferreira)

imagem

imagem

imagem