Joana Vasconcelos e Vhils foram os artistas convidados, pela Âncora Wind Energia Eólica SA, para assinar duas das maiores obras de arte contemporânea do mundo, em altura - o projeto WindArt, entusiasticamente acolhido pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
Os artistas, internacionalmente reconhecidos, projetaram e desenharam os elementos que revestem duas torres eólicas, com cerca de 100 metros de altura e 50 metros de envergadura (pá), num total de 150 metros.
O Windart celebra a construção do Parque Eólico do Douro Sul, um dos maiores da Europa, com 150MW de potência instalada, apresentando-se como um verdadeiro tributo às energias renováveis.
Localizado na Serra de Leomil, concelho de Moimenta da Beira, o projeto WindArt, visa explorar a integração das torres eólicas na paisagem circundante – quer humana, quer natural - estabelecendo um jogo subtil de interação com a mesma, numa simbiose perfeita.
Joana Vasconcelos carateriza o projeto como “um verdadeiro desafio, pela dimensão e localização inesperadas. Sendo, provavelmente, o maior projeto de arte contemporânea, em altura, do Mundo.”
Centrada na memória e cultura da região, a intervenção de Joana Vasconcelos retrata uma expressão de amor à vila que o acolhe, traduzida no enorme coração direcionado para o centro do município de Moimenta da Beira. “O dinamismo do desenho e a explosão de cores remete para a energia gerada pelos ventos da serra, pontuado por estrelas que exaltam a altitude e as excecionais condições para uma observação de um límpido e brilhante céu noturno”, de acordo com a artista.
O conceito desenvolvido por Vhils, “simboliza a riqueza de texturas naturais de espécies de árvores da região, estabelecendo uma ligação com os elementos que dão vida e energia ao próprio local. Entre estes elementos gráficos, emerge a forma de um olho humano, que visa representar, simbolicamente, um farol, que humaniza e ilumina o espaço à sua volta.”
Tendo por base uma técnica de revestimento em vinil impresso, que revela um plano superficial coberto de padrões gráficos, as intervenções dos artistas fazem o revestimento integral da torre de suporte do aerogerador, estendendo-se às restantes partes que o compõem (rotor, nacelle e pás).