Eólicas de Joana Vasconcelos e Vhils apresentadas em Lisboa

29 Maio 2016
A apresentação pública da intervenção em duas torres eólicas da Serra de Leomil, em Moimenta da Beira, por Joana Vasconcelos e Vhils, dois dos mais conhecidos artistas plásticos portugueses, decorreu segunda-feira passada, 23 de maio, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. O projeto artístico “WindArt”, que envolve aqueles dois aerogeradores, feito a convite da “Âncora Wind Energia Eólica SA”, é o maior do mundo, em altura.

Na cerimónia de apresentação estiveram presentes, além do presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, e do presidente da Junta de Freguesia de Leomil, José Luís Rosário, o ex-primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, o atual ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o ex-titular da pasta, António Pires de Lima, os presidentes dos Conselhos de Administração da GALP, da FERROSTAL e da REN, o Embaixador da Alemanha em Portugal, o diretor-geral das Atividades Económicas, entre outras dezenas de convidados.

As obras têm cerca de 100 metros de altura e, em ambos os casos, exibem formas e símbolos inspirados no ambiente natural que as rodeia. Funcionam como uma segunda pele dos aerogeradores, tornando-os notados entre o conjunto restante que desde 15 de maio dominam parte da paisagem da Serra de Leomil.

Durante a apresentação, a crítica e historiadora de arte Luísa Soares de Oliveira afirmou que se trata das “obras de arte mais altas alguma vez feitas em Portugal e provavelmente sem corresponde internacional”.

José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, garantiu que o projeto da arte “é uma aposta na valorização do território”, assegurando que “será uma mais-valia para as populações de todo o município”.

A sessão começou com a visualização de um vídeo que conta o percurso da construção do projeto, e terminou com uma visita virtual à serra de Leomil feita com recurso a óculos virtuais postos à disposição de todos os convidados, no terraço do Padrão dos Descobrimentos.

As duas torres integram o Parque Eólico do Douro Sul, explorado pelo consórcio Âncora Wind Energia Eólica, detido pela Ferrostaal e Ventiveste (Galp e Martifer). A área abrange os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Castro Daire e Viseu.

O conjunto das torres vai produzir 500 gigawatts de energia por ano, o que corresponde a 1% do total de consumo em Portugal, equivalente a 170 mil lares, de acordo com José Saldanha Bento, presidente do conselho de administração do consórcio.
b_
c_