Município comemora Dia da Mulher com ações desportivas gratuitas por um mês

02 Março 2016
O Dia Internacional da Mulher celebra-se no feminino. Mas em Moimenta da Beira o programa comemorativo da efeméride vai envolver (e beneficiar) mulheres e homens. Uns e outros beneficiarão, gratuitamente, durante o mês de março, de atividades desportivas desenvolvidas pelo município, incluindo aulas livres no ginásio ou na piscina. O ‘bónus’ é para quem participar nas ações programadas para o dia em que localmente se celebrará a data, 12 de março, a partir das 17 horas. As inscrições estão abertas, até ao dia 10, no pavilhão, na piscina, na biblioteca ou no balcão único de atendimento. Ainda através do e-mail desporto@cm-moimenta.pt ou pelo contacto telefónico 925 200 234.

O programa prevê uma caminhada de 5km, com saída do pavilhão às 17h00; uma aula ‘workout’, na sala de fitness do pavilhão municipal, às 18h30; e hidroginástica na piscina, à mesma hora.

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira celebrará o Dia Internacional da Mulher, por razões de agenda, quatro dias depois da data oficial, 8 de março, dia em que também as instalações desportivas do município estarão abertas gratuitamente a todas as mulheres.

Às comemorações universais de 8 de março, são comummente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à celebração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, que seria depois incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade.