Passar para o Conteúdo Principal

Deverá nevar na sexta e sábado

1 1 980 2500
25 Fevereiro 2016
imagem
A queda de neve deverá ocorrer a partir da tarde de amanhã, sexta-feira, 26 de fevereiro, nos pontos mais altos do concelho de Moimenta da Beira. Mas à noite e durante o dia de sábado, a neve poderá cair em todo o território do município, fruto da frente fria que deverá condicionar o estado do tempo na região, nos próximos dias. A previsão é da Ibermeteo.

Para sexta-feira, espera-se precipitação mais frequente e sob a forma de chuva durante a manhã, altura em que se podem registar acumulados a rondar os 10mm em 3horas. A precipitação deverá depois passar a regime de aguaceiros durante a tarde, altura em que se espera também descida das cotas de neve. Assim, na tarde de sexta-feira poderá nevar nos pontos mais altos do concelho, como Serra de Leomil, Alvite, Caria ou Peravelha, podendo até registar-se acumulados entre 1 a 3cm. Durante a noite de sexta e dia de sábado as cotas de neve ainda irão baixar mais. Contudo a possibilidade de precipitação, a partir da noite de sexta e durante o dia de sábado deverá ser mais reduzida, pelo que, a ocorrer, será um ou outro/poucos aguaceiros fracos. Ainda assim, como as cotas de neve estarão baixas, os referidos aguaceiros, ocorrendo, deverão ser de neve em quase todo ou mesmo todo o concelho. A partir de domingo já não deverá ocorrer precipitação.

Especial atenção também para os valores baixos de temperatura previstos, sendo esperados valores mínimos inferiores a 0ºC pelo menos até à madrugada de segunda-feira, podendo em várias zonas, registarem-se valores de temperatura inferioras a -3ºC/ a rondar os -5ºC. Espera-se assim a possibilidade de formação de geada, sobretudo nas zonas mais abrigadas e gelo (em particular na madrugada de sábado, depois da ocorrência de precipitação).
Por último, aguarda-se ainda vento por vezes moderado, pontualmente forte. A manhã de sexta e a noite de sábado para domingo deverão ser os períodos onde o vento poderá ser mais intenso, podendo o valor de rajada máximo rondar os 70 a 80km/h, em especial nas zonas mais altas do concelho (Serra de Leomil, Caria, São Torcato, Alvite e Peravelha).

Tendo em conta o padrão previsto, recomenda-se especial atenção para as consequências dos fenómenos previstos, em especial para o frio e para a formação de gelo e seus efeitos na estrada e condução.