Veiga Leitão em fotografia

04 Julho 2012

Quatro dezenas de fotografias do poeta Luís Veiga Leitão, nascido há 100 anos em Moimenta da Beira, estão expostas no átrio dos Paços do Concelho. São instantes de Veiga Leitão em sessões de autógrafos e em família ou com amigos. Outros momentos do poeta com escritores, entre eles José Saramago, Ferreira de Castro, Vinicius de Moraes, Pablo Neruda, Alves Redol, Alberto Morávia, Vasco Graça Moura, José Carlos de Vasconcelos. E outros ainda em intervenção política em Portugal e no Brasil.

A mostra, a preto e branco, vai andar em itinerância pelos espaços municipais até 27 de Maio do próximo ano, dia em que encerram as comemorações do centenário de nascimento do poeta.

Luís Veiga Leitão nasceu em Moimenta da Beira a 27 de Maio de 1912 e faleceu no Brasil no dia 9 de Outubro de 1987. Foi poeta e artista plástico, membro do grupo literário Germinal, militante anti-fascista, sendo obrigado a exilar-se devido à perseguição pelo Estado Novo.

Foi delegado de informação médica de vários laboratórios farmacêuticos e escriturário da 7.ª Brigada Cadastral da Federação dos Vinicultores da Região do Douro, de onde seria demitido por ser contra o regime salazarista.

Para além de poesia, escreveu crónicas de viagens e de costumes.

Publicou Latitude (1950); Noite de Pedra (1955); Livro de Andar e Ver (1976); Linhas do Trópico (1977); Livro da Paixão (1986) e Rosto por Dentro (1992 postumamente).

Figura nas seguintes antologias: Ciclo de Pedras; Sonhar da Terra Livre e Insubmissa; Longo Caminho Breve – Poesias Escolhidas e Biografia Pétrea.

• Luís Veiga Leitão em fotografia 4 modified
  • Luís Veiga Leitão em fotografia 1 modified