Passar para o Conteúdo Principal

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

11 Junho 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e a DsTelecom, empresa do grupo DST, acordaram, após reunião realizada entre ambos, numa primeira fase, o aumento do investimento na ampliação da rede de fibra ótica, em várias zonas do município que carecem desta infraestrutura. Segundo a firma sediada em Braga, a nova cobertura deverá chegar a mais de 1250 famílias, no concelho de Moimenta da Beira.

“O nosso objetivo é eliminar as chamadas ‘zonas brancas’ em todo o concelho, possibilitando que a médio prazo todo o espaço territorial do município possa ter cobertura de fibra ótica, no entanto, é um processo que exige algum horizonte temporal para a sua concretização, ainda assim, brevemente será iniciada a expansão da fibra em mais 1250 famílias em diversas localidades do concelho”, assegura o Presidente da Câmara, Paulo Figueiredo.

A expansão da rede de alta velocidade permitirá mitigar as desigualdades territoriais ao nível de telecomunicações e promover a convergência territorial, permitindo aos munícipes o acesso tanto a nível de teletrabalho, dar às empresas condições de comunicações para se implantarem nesses territórios ou mesmo para lazer.

A rede que a Dstelecom se propõe a construir é neutra e multioperador, o que significa que todos os operadores do mercado poderão fornecer os seus serviços de internet, televisão e telefone fixo através da rede em condições de igualdade, evitando a multiplicação de infraestruturas na malha urbana.

 

Foto: freepik