Passar para o Conteúdo Principal

Moimenta da Beira apresentou candidatura para obras de requalificação da Escola Básica e Secundária

17 Maio 2024
Gabinete de Comunicação CMMB

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira submeteu uma candidatura ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, no valor de cerca de 4,8 milhões de euros (4 512 511,16 + iva 6%), para a requalificar e modernizar a Escola Básica e Secundária.

Classificada com o segundo grau do nível de prioridades, Categoria P2 (urgente), as obras projetadas na candidatura pretendem assegurar a melhoria dos espaços interiores e exteriores para fazer face à degradação natural das infraestruturas do edifício da escola-sede, que nunca foi alvo de obras estruturantes. “A nossa escola apresenta pontos críticos que carecem de resolução urgente. Tudo isto tem impacto direto nas condições de segurança, acessibilidade, eficiência energética e conforto, e influencia indiretamente na rentabilização de recursos materiais e humanos e no sucesso educativo dos alunos”, disse Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

De acordo com o projeto de execução definido na candidatura prevê-se a ampliação da área útil, remodelação de espaços existentes e respetiva requalificação /reestruturação gerando novos conceitos de organização, funcionalidade, orientação e identificação.

Assim, esta intervenção compreende a interligação entre todos os blocos, através de novos espaços interiores de circulação, lazer e estar, possibilitando a circulação entre os diversos volumes através de uma unidade espacial. Também será feita a reformulação de todos os acessos aos blocos, por forma a dar resposta ao acesso a pessoas com mobilidade condicionada, através de criação de rampas ou elevação dos pisos às cotas de soleira, entre outros.

A autarquia pretende ainda melhorar o desempenho energético da escola para melhorar as condições de conforto para a comunidade escolar.

No total vão avançar obras em 451 escolas, e a prioridade de cada escola é elencada em 3 “parâmetros” (P1- muito urgente, P2- urgente e P3 - prioritária).