Passar para o Conteúdo Principal

Moimenta na “Praça da Alegria”

20130312183818853354 1 980 2500
12 Março 2013

Esta quinta-feira, 14 de Março, Moimenta da Beira vai estar em destaque na “Praça da Alegria”, programa das manhãs da RTP1, emitido agora a partir de Lisboa, das 10 às 13 horas, e animado por João Baião. Serão cinco momentos de apologia ao município, que foram gravados hoje durante toda a manhã. O primeiro, de boas vindas, será do Terreiro das Freiras, o espaço mais nobre e histórico da vila, pela equipa de reportagem de exteriores do programa, Hélder Reis e Sérgio Oliveira. Ainda na sede do concelho, o segundo instante dará ênfase à exposição de miniaturas em madeira, patente ao público na Galaria de Artes Luís Veiga Leitão, com a presença de dois artesãos.


Esta quinta-feira, 14 de Março, Moimenta da Beira vai estar em destaque na “Praça da Alegria”, programa das manhãs da RTP1, emitido agora a partir de Lisboa, das 10 às 13 horas, e animado por João Baião.

Serão cinco momentos de apologia ao município, que foram gravados hoje durante toda a manhã. O primeiro, de boas vindas, será do Terreiro das Freiras, o espaço mais nobre e histórico da vila, pela equipa de reportagem de exteriores do programa, Hélder Reis e Sérgio Oliveira. Ainda na sede do concelho, o segundo instante dará ênfase à exposição de miniaturas em madeira, patente ao público na Galaria de Artes Luís Veiga Leitão, com a presença de dois artesãos.

O terceiro realçará a “Casa Museu Gente da Nave”, em Alvite, um espaço museológico inaugurado em 2000 que guarda as memórias do povo daquela vila serrana, a singularidade dos seus usos e costumes e o rico artesanato. Haverá reportagem no local com os responsáveis, com artesãos e com crianças de Alvite.

A Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, preenche o quarto momento. O sublinhado à obra do escritor acontece no ano em que se comemora os 50 anos da morte do mestre. Haverá visita guiada aos espaços da Fundação e à biblioteca.

Na Vila da Rua, o quinto e último momento mostra um pomar de maçãs e uma vacaria onde os animais têm tratamento ‘vip’ e um sistema de recolha de leite robotizado e apetrechado com instrumentos tecnológicos de ponta. É o exemplo de que uma exploração agrícola tecnologicamente avançada tem futuro no mundo rural. Armando da Fonseca Pinto, o empresário agrícola que é entrevistado (com o filho André), acredita no sucesso do seu investimento.

  • Praça da Alegria 3
  • Praça da Alegria 4
  • Praça da Alegria 5
  • Praça da Alegria 6