Passar para o Conteúdo Principal

Batido o recorde na Concentração de telescópios

08 Maio 2024
Gabinete de Comunicação CMMB

É um novo recorde de telescópios presentes. A dois dias do arranque, dos 164 pré-inscritos na plataforma, 146 já estão confirmados na 8ª edição da Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira.

O evento, que se vai realizar já este fim-de-semana de 10, 11 e 12 de maio, a versão mais alargada de sempre, passando de dois para três dias, alcança também um altíssimo número de participantes, já que dos 315 pré-inscritos, 272 estão confirmados, sendo 217 externos ao concelho de Moimenta da Beira. Neste número incluem-se participantes portugueses oriundos de todas as regiões do país, do Minho ao Algarve, e três portugueses que voam das ilhas de S. Miguel e Terceira, nos Açores, pela primeira vez, e de Amesterdão, nos Países Baixos. Aos portugueses juntam-se 37 participantes oriundos de várias zonas de Espanha e até do sul de França.

A tudo isto acresce ainda o facto do evento se ter internacionalizado, já que se vai realizar em simultâneo com a “III Reunión Europea de Telescopios Astronómicos”, promovida pela Associação Astronómica de Ara de Los Olmos, de Espanha.

Ao longo dos três dias, a Concentração de Telescópios vai incluir documentários, palestras sobre várias temáticas do universo, intercâmbio ibérico, observações solares e noturnas do espaço celeste abertas à comunidade, momentos musicais e uma visita cultural.

A iniciativa, desde sempre ligada a Paulo Sanches, organizador e a alma do evento que criou em 2009, no âmbito do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, vai contar com o apoio do Município de Moimenta da Beira, das Juntas de Freguesia de Moimenta da Beira e Cabaços, Comissão do São Torcato, Associação de Pais do Agrupamento de Escolas, entre outras entidades e empresas.

Vai ser um astronómico fim-de-semana em Moimenta da Beira!

c1