Passar para o Conteúdo Principal

Município reforça o combate à vespa asiática com instalação de armadilhas

06 Maio 2024
Gabinete de Comunicação CMMB

A Câmara Municipal de Moimenta, através do Serviço de Proteção Civil, instalou em locais estratégicos do concelho mais de 110 armadilhas que permitem a captura de vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática.

O plano de instalação das armadilhas está coordenado com o início da atividade desta espécie não indígena, invasora e predadora de abelhas e de outros insetos polinizadores. O objetivo desta ação passa por capturar as vespas rainhas, que são as fundadoras de novas colónias, impedindo assim, a reprodução e o aumento exponencial do número de vespas asiáticas adultas no ecossistema local.

As armadilhas devidamente identificadas foram adquiridas ao abrigo do projeto "GESVESPA DOURO: Gestão integrada da Vespa Velutina no Douro”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), cofinanciado pelo PO SEUR.

Alerta-se para que os objetos de captura de vespa asiática não sejam mexidos, destruídos, removidos nem deslocados numa perspetiva de eficaz do combate, com benefícios para todas as populações. Em caso de avistamento de ninhos, os cidadãos devem contactar a Câmara da Municipal de Moimenta da Beira, ou fazer a sua comunicação através da plataforma online STOPVespa.