Expodemo: Concurso da maçã

26 Setembro 2012

Quase 500 boletins de voto entraram nas urnas para premiar as três melhores variedades de maçã a concurso nos três dias da Expodemo. Ao todo, 21 produtores da região puseram à prova as suas melhores maçãs da campanha 2012, nas variedades “Gala”, “Golden” e “Vermelha”.

A fruta a concurso não identificava os candidatos, pelo que a prova foi cega para não influenciar quem a degustava e depois votava.

Paulo da Mariana (nº 12), produtor de Moimenta da Beira, venceu no primeiro dia, sexta-feira, na variedade “Gala”, com 36 votos. A empresa “Sabores do Távora” (nº 17), da freguesia de Rua, foi segunda, com 33 votos, e Vítor José Dias Pereira (nº 21), de Tarouca, conquistou o bronze com 26 preferências.

No sábado, segundo dia, quando estava a concurso a “Golden”, ganhou Vítor Proença (nº 14), de Armamar, com 67 votos. Em segundo ficou Paulo da Mariana (nº 12) com 34 escolhas, e em terceiro, com 29 votos, a “Agro-Pecuária Quinta da Carriça” (nº 10), da freguesia de Rua.

No domingo, terceiro e último dia, dia de muita chuva, conquistou o ouro a “Castripomar (nº 9), de Leomil,; a prata a “Frupomar” (nº 4), de Moimenta da Beira, exequo com a “Agro-Pecuária Quinta da Carriça” (nº 10), e o bronze Paulo da Mariana (nº 12), exequo também com Orlando e Henrique Lemos, Ldª (nº 15).