Passar para o Conteúdo Principal

Morreu Aquilino Ribeiro Machado

20121008143321618584 1 980 2500
08 Outubro 2012

Faleceu esta segunda-feira, 8 de Outubro, em Lisboa, aos 82 anos, Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor Aquilino Ribeiro e neto de Bernardino Machado, último Presidente da I República. Era pai de quatro filhos: Mariana, a mais velha (1962); Mónica, Aquilino e Sofia. “Era acima de tudo um homem bom e livre", escreveu no Facebook o jornalista Henrique Monteiro, antigo director do Expresso.


Faleceu esta segunda-feira, 8 de Outubro, em Lisboa, aos 82 anos, Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor Aquilino Ribeiro e neto de Bernardino Machado, último Presidente da I República. Era pai de quatro filhos: Mariana, a mais velha (1962); Mónica, Aquilino e Sofia.

“Era acima de tudo um homem bom e livre", escreveu no Facebook o jornalista Henrique Monteiro, antigo director do Expresso.

Natural de Baiona, França (6 de Abril de 1930), onde o pai estava exilado na companhia da segunda mulher (Jerónima Dantas Machado), Aquilino Ribeiro Machado foi sempre presença amiga e assídua de Soutosa, onde passava largas temporadas com a família.

Engenheiro de profissão, militante e co-fundador do PS, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Lisboa democraticamente eleito (1976/1979), quando concorreu como cabeça de lista do seu partido.

Nas comemorações do Centenário da República, celebradas na sede da Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, a 13 de Setembro de 2010, dia em que o pai escritor faria 125 anos, Aquilino Ribeiro Machado lembraria a aldeia como “a terra mítica de Aquilino”.

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Aquilino Ribeiro, José Eduardo Ferreira, enviou hoje, por telegrama, sentidas condolências à família, recordando a “amizade e grandeza da alma humana de Aquilino Ribeiro Machado”.

  • Aquilno Ribeiro Machado 3