Celebra-se hoje o Dia Internacional da Tolerância

16 Novembro 2023
Gabinete de Comunicação CMMB

Assinalado pelas Nações Unidas e em muitos países do mundo, o Dia Internacional da Tolerância celebra-se anualmente a 16 de novembro. A comemoração da efeméride visa promover o bem-estar, progresso e liberdade de todas as pessoas, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. Tudo numa altura em que guerras fratricidas entre os homens deflagram no mundo, atribuindo à data ainda maior relevância.

É neste contexto, e aproveitando a simbologia da efeméride, que o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, apela ao entendimento entre os povos e ao fim dos graves conflitos que pululam no mundo, em especial ao da Faixa de Gaza, entre Israel e o Hamas, e ao da Rússia contra a Ucrânia.

Ser tolerante significa reconhecer, aceitar e defender os Direitos Humanos fundamentais, para que seja possível viver em comunidade e no ambiente de Paz.

O Dia foi declarado pela Assembleia Geral da ONU, em 1996, e destaca o compromisso em promover o entendimento entre culturas e povos. A resolução foi adotada após o Ano da Tolerância das Nações Unidas, em 1995, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).