Já está em funcionamento o Balcão Único Eletrónico, uma plataforma online que aproxima os Munícipes aos Serviços Municipais. Tudo sem sair de casa! Tudo à distância de um clique! Para aceder, basta ter à mão o Cartão de Cidadão e respetivo código de autenticação ou em alternativa ter a chave móvel digital, serviço já disponível. Depois, vai poder aceder a inúmeros serviços da Câmara Municipal de forma mais fácil, rápida, simples e mais célere. E vai-lhe ser criada uma ‘Pasta Eletrónica’ só sua.
Trata-se de uma aposta numa gestão ainda mais transparente e eficaz, que vai reduzir drasticamente não só o volume de papel utilizado, como o período dedicado à análise e prestação da informação dos cidadãos, período em que o Munícipe pode receber e-mails e sms dos serviços municipais a dar conta do andamento dos seus processos.
É um novo canal privilegiado de atendimento e comunicação, uma nova aplicação informática onde estão acessíveis um sem-número de serviços da Autarquia e onde podem ser submetidos e/ou consultados dados relativos a licenciamentos de obras, contratos para fornecimento de água domiciliária, participações de avarias relativas ao serviço de água, procedimentos administrativos, licenciamentos diversos, pedidos de transportes escolares, fazer exposições, apresentar sugestões, agendar atendimentos, pedidos para queimas e queimadas agrícolas e florestais, autorizações para celebração de cerimónias fúnebres, requisições de passe escolar e pedidos de auxílios económicos escolares, pedidos de apoio social e de prestações sociais municipais, pedidos de alojamentos turísticos e de licença de ocupação de espaço público, pedidos de recolha de animais de companhia e de esterilização de cães e gatos, consultar as últimas atas do Executivo Municipal, entre tantos outros serviços.
“Estamos a implementar medidas de melhoria de práticas administrativas. A plataforma foi desenvolvida pela EsPublico, que é líder no mercado espanhol na área da administração pública, e com a qual o nosso Município, pioneiro neste projeto em Portugal, contratualizou há cerca de dois meses, contratualização que visa dar um salto significativo na organização dos serviços da nossa Autarquia. Trata-se, pois, de uma ferramenta informática mais assertiva e facilitadora do trabalho de todos, aqui se incluindo também as necessidades atuais dos munícipes, permitindo-lhes resolver muitos assuntos sem a necessidade de se deslocarem às instalações da Câmara Municipal”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.