Aquilino Ribeiro faleceu há precisamente 60 anos

27 Maio 2023

Completam-se hoje 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro. O escritor das Terras do Demo morreu a 27 de maio de 1963, tinha então 77 anos de idade e desapareceria no auge das comemorações dos 50 anos de vida literária iniciada em 1913, ano em que publica "Jardim das Tormentas", esse seu livro de estreia literária cogitado no primeiro exílio político. Foi depois homem do mundo, sem nunca largar a Beira natal, a terra, as suas gentes e bichos.

Nascido a 13 de setembro de 1885, no Carregal, Sernancelhe, e batizado nos Alhais, Vila Nova de Paiva, Aquilino Ribeiro é criado no ambiente bucólico e modesto de Soutosa, Moimenta da Beira. Depois, saiu para frequentar o Colégio de Nossa Senhora da Lapa, o Colégio de Lamego e o seminário em Beja, de onde foi expulso por falta de vocação, para se fazer depois cosmopolita em Paris e em Berlim, cidades de exílio. Mais tarde firmou residência em Lisboa, onde foi professor no liceu Camões e diretor da Biblioteca Nacional. Mas até ao ano da morte, precisamente há 60 anos, há-de regressar sempre à sua Soutosa, tanto na vida como nos livros. A aldeia que é sede da Fundação homónima será sempre o seu mundo, canto e recanto de inspiração, a sua geografia sentimental mais tocante, aquela que retrata o mundo rural, nos seus costumes, lendas e regionalismos.

A vasta produção do Mestre vai do romance ao conto, à novela, aos estudos etnográfico e histórico e também perpassa a biografia, a literatura infantil e o jornalismo polemizado.

Para a evocação dos 60 anos da morte do Mestre, os municípios de Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, em conjunto com a Fundação, desenharam um programa nacional de eventos de homenagem ao escritor, programa que começou hoje com o lançamento da Revista Aquilino nº5, no Colégio de Nossa Senhora da Lapa, Sernancelhe. Mas até maio de 2024 estão agendadas mais de duas dezenas de iniciativas de grande relevância cultural, que para além dos municípios, envolvem a família do escritor, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Lisboa (através do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, do Centro de Estudos Geográficos, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias), a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, o Panteão Nacional e a Bertrand Editora.