O segundo e último dia das XII Jornadas de Cidadania

26 Maio 2023

Antes do arranque da programação, atuou a Academia de Música Quinta do Ribeiro. O som, que ecoado deixou sonâncias e consonâncias no ar, haveria de renascer depois, quando cantaram (e tocaram) Raquel Gomes e David Ramy, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, uma instituição cultural da região de Leiria, de mais de século e meia de vida, que desenvolve em parceria com diversas instituições e órgãos do Estado um vasto leque de programas nos âmbitos da Formação, Musicoterapia e Terapias Expressivas, mas que para estas Jornadas de Cidadania, além da ária, Raquel e David levaram para à mesa, para reflexão e debate, o tema da ‘Capacitação em Rede / do Nascer ao Morrer’, o segundo do Painel 3 ‘Portugal Inovação Social / Capacitação para o Investimento Social’. O primeiro tema, ‘EKUI – A revolucionar a forma como as crianças aprendem e se relacionam através da empatia e inclusão’, foi levado por Liliana Félix. A EKUI é uma metodologia multissensorial e inclusiva para aprender a falar, a ler e a escrever. O terceiro tema ‘A inovação social presente nos Prémios BPI Fundação “la Caixa”’, alguns já conquistados merecidamente por instituições do concelho, foi animado por Ana Feijó, diretora territorial da Fundação “la Caixa”; e o quarto e último tema ‘Inovação Social presente e futuro: Tipologias de financiamento’, por Alexandra Neves, da Portugal Inovação Social. A moderação, essa esteve a cargo de Amadeu Araújo, do semanário Expresso, moderação feita com mestria, profissionalismo e competência, atributos merecedores de aplausos.

As Jornadas, organizadas pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira no âmbito da Rede Social concelhia, foram encerradas por Hugo Bondoso, Vereador com os pelouros da Cidadania, Educação e Migrações.

dsc03148
dsc03150