Apoios ao turismo sustentável no interior

19 Maio 2023

A linha de apoio para os projetos que desenvolvam o turismo de forma sustentável no interior do país vai ter fases de candidatura trimestrais com uma dotação de 2,5 milhões de euros cada. A Linha + Interior Turismo de 20 milhões de euros deverá estender-se até ao primeiro trimestre de 2025.

Esta é uma das medidas que integram o pacote de mais de dez apoios desenhados pelo Governo para atrair investimento de empresas de Turismo no interior do país. A linha destina-se a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos e visa promover o investimento em projetos como passadiços, requalificação de patrimónios, praias fluviais, valorização de museus ou estruturação de rotas.

No despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República, é sublinhado que as ciclovias ou ecovias, no contexto do turismo de natureza, só poderão ser financiadas através desta linha caso as rotas sejam supramunicipais e integradas nas vias principais de rotas internacionais e na valorização de caminhos da fé, apenas são enquadráveis os Caminhos de Santiago que se encontrem certificados ou em vias de o ser e, no caso dos Caminhos de Fátima, os que sejam reconhecidos como tal pelo Centro Nacional de Cultura.

Em causa está um apoio a fundo perdido, que pode atingir 70% do investimento elegível, com um limite máximo de 400 mil euros por projeto, ou no caso de uma candidatura conjunta, por entidade.

As candidaturas à linha podem ser feitas em contínuo, por via eletrónica, através de formulário próprio disponível na página do Turismo de Portugal, que se compromete a decidir a atribuição do apoio em 20 dias úteis.